Sugestões para a escolha do seu travesseiro viscoelástico


A espuma viscoelástica possui uma excepcional característica de dispersão do peso do corpo, reduzindo os pontos de pressão, o que a torna um material especial para ultilização em travesseiros, almofadas, colchões e colchonetes.

Explorando esta propriedade de forma técnica e criteriosa, desenvolvemos uma linha completa de travesseiros. Alguns de nossos modelos possuem formatos especiais e inovadores, destinados a satisfazer as necessidades de usuários mais exigentes, pois entendemos que o travesseiro não é apenas uma peça decorativa ou para proporcionar elevação da cabeça.

Descrevemos abaixo algumas informações para sua escolha de travesseiros viscoelásticos, baseado em mais de uma década de experiência. Vale ressaltar que pessoas que tenham algum tipo de problema na coluna ou necessidade especial devem consultar um especialista para melhor oritentação na escolha do seu travesseiro.

  1. Posição: Decúbito Lateral (deitado de lado)
    • Altura do travesseiro: a largura do ombro indicará a altura do travesseiro, ou seja, pessoas de ombros largos requerem travesseiros mais altos. Possuímos os modelos baixos, médios e altos. Também fabricamos os tipos Multi-camadas com laminas removíveis para ajuste de altura do travesseiro.
    • Suporte do travesseiro: responsável pela sustentação do peso. A espuma viscoelástica possibilita a fabricação de tipos macios e médios e firmes. Os travesseiros para quem dorme em decúbito lateral são de suporte médio-firme, para que a espuma não afunde com facilidade, prejudicando a sustentação e pescoço e da cabeça.
  2. Posição: Decúbito Dorsal (deitado de barriga para cima)
    • Altura do travesseiro: os travesseiros indicados são mais baixos para que a cabeça não seja projetada para frente, causando desconforto.
    • Suporte do travesseiro: são do tipo macio-médio para não elevar a cabeça em demasiado.
  3. Formato Tradicional / Cervical
    • O formato tradicional (conhecido como sabonete) é o mais conhecido e utilizado, entretanto, nossa sugestão é o tipo cervical (conhecido como modelo ortopédico), pois ajusta-se melhor aos contornos da região cervical e foram projetados para quem dorme em decúbito lateral e dorsal.
  4. Encaixe dos ombros
    • Foi particularmente desenvolvido para o decúbito lateral (quem dorme de lado), pois essa é uma deficiência dos travesseiros encontrados no mercado.
  5. Encaixe dos braços em decúbito lateral
    • Proporciona conforto adicional, pois o braço poderá ser acomodado mais adequadamente.
  6. Maciez
    • Muitas vezes confundido com o suporte da espuma, porém nossas espumas viscoelásticas foram projetadas para ter maciez e suporte firme ou médio.
  7. Característica do colchão
    • É muito importante considerar a característica do seu colchão, pois colchões firmes tendem a elevar a cabeça e região cervical, consequentemente requerem travesseiros mais altos e os colchões macios afundam com o peso do corpo e requerem travesseiros mais baixos.
  8. Multicamadas
    • Os travesseiros com esta característica são bastante convenientes pois proporcionam a regulagem de altura, bastando remover/adicionar as lâminas de espumas que os acompanham, conforme a necessidade.
  9. Capa dos travesseiros viscoelásticos
    • A escolha do tipo de tecido da capa dos travesseiros é um fator muito importante para não prejudicar a atuação da espuma viscoelástica. Por isso, utilizamos em nossa linha de travesseiros malhas especiais que acompanham a flexibilidade da espuma. Não recomendamos o uso de tecidos rígidos, sem elasticidade, como percal, microfibras, etc.
  10. Almofada para Joelhos e Tornozelo
    • A utilização de travesseiro para reduzir o desconforto entre os joelhos e tornozelos é muito importante para quem dorme de lado. Indicamos a Almofada Jelho e principalmente a Almofada Joelho e Tornozelo, pois atua em maior extensão proporcionando melhor dispersão do peso da perna que fica por cima da outra.
  11. Travesseiro para Dormir Abraçado
    • Indicado por especialistas para apoio e elevação do braço, mantendo os pulmões sem compressão, para quem dorme de lado. Seu formato circular/ovalado, combinado com sua maciez, proporcionam maior conforto. Pode ser utilizado em conjunto com a Almofada Joelho e Tornozelo.


Informações Adicionais

A tecnologia aplicada nas nossas espumas proporciona suporte e maciez balanceados, ou seja, não afundam em demasia com o peso do corpo, como ocorre com a maioria dos produtos convencionais encontrados no mercado.

A dispersão do peso auxilia na redução do desconforto nas proeminências do corpo e regiões de maior contato com o travesseiro, como as orelhas e pescoço. Também auxilia no relaxamento muscular e na menor compressão dos vasos sanguíneos da região cervical.

A espuma viscoelástica, por sua natureza, é sensível às variações de temperatura e umidade do ar. Por isso, em dias mais frios e secos a espuma tende a endurecer. Entretanto, após alguns minutos em contato com o calor do corpo, retorna à maciez adequada.

Nossa linha de travesseiros viscoelásticos tem sido muito apreciada por especialistas, por superar as caracteístics técnicas de materiais tradicionais como pluma de ganso, flocos de espuma, fibra siliconada, látex e espumas viscoelásticas comuns.