Considerações para a escolha da sua almofada para assento

A espuma viscoelástica possui a propriedade de dispersar o peso do corpo, através do aumento da área de contato pelo efeito de conformação aos contornos do corpo, reduzindo a compressão localizada de regiões como cabeça, ombros, costas, quadris, sacral, calcanhares, auxiliando na redução da compressão dos vasos sanguíneos e consequentemente do efeito de dormência.

A almofada utilizada para assentos é um dos produtos de conforto que mais exigem características técnicas especiais relativas à absorção e dispersão de peso, tendo em vista que quando sentados o peso se concentra em uma área muito pequena, ao redor dos ossos ísqueos. Adicionalmente, em muitos casos o peso da perna é parcialmente transferido para o mesmo ponto, dependendo do formato da cadeira ou poltrona.

Quando deslizamos o corpo frontalmente na cadeira para inclinar parcialmente as costas, buscando inconscientemente reduzir o ponto de concentração do peso, transferindo-o parcialmente para as costas, a sensação de conforto melhora momentaneamente. Entretanto, surge um outro tipo de problema, que é o cisalhamento (força de deslocamento) da pele junto aos ossos. Nos bancos dos automóveis em movimento, é muito comum originar a força de cisalhamento na pele durante curvas ou ao passar sobre lombadas e pequenos buracos.

A absorção de impacto é outra característica a ser considerada na escolha do assento, por exemplo no caso de banco de automóveis, motocicletas, cadeiras de rodas ou alguns esportes como o ciclismo. Nossos assentos foram desenvolvidos para melhorar o conforto nas diversas situações de uso, levando em conta o biotipo dos usuários e principalmente o tipo de aplicação. Os assentos viscoelásticos combinados, ou seja, com camada de conforto e camada de sustentação (suporte) são mais eficientes e confortáveis. Os assentos com formato anatômico aumentam a área de contato e consequentemente conferem melhor conforto. Os assentos de gel são melhores para casos onde o cisalhamento é bastante frequente, como no caso de motoristas de táxi ou ônibus. Desenvolvemos inclusive assentos com espuma viscoelástica combinada com gel, para casos onde as exigências de conforto são mais críticas.

Em resumo, os parâmetros fundamentais para a escolha do tipo mais indicado de assento são:

  • Biotipo e característica do usuário
  • Posicionamento do corpo
  • Área de contato
  • Tipo de impacto e movimento
  • Tempo de uso contínuo

O tipo de capa é também um fator a ser considerado na escolha do assento, tendo em vista que capas rígidas (menos elásticas) prejudicam a dispersão do peso, tornando-as inadequadas. Igualmente, capas e materiais de assentos que não dissipam a temperatura podem rapidamente causar desconforto.

Ressaltamos que as indicações de assentos descritas são baseadas em nossa experiência de mais de 10 anos na fabricação de espuma viscoelástica e gel, e buscam oferecer melhor conforto aos usuários. Entretanto, em casos de problema específico ou necessidade especial, recomendamos que se procure orientação médica.

Sugerimos também utilizar nossos produtos para as costas, como o Suporte Lombar Anatômico, Suporte Lombar Postural, Almofada Lombar e o assento/encosto Comfort.